Novidades

28.11.2013 - Fundição Alca investe R$ 5,5 milhões em melhorias

Com o intuito de melhorar ainda mais qualidade aos clientes e atender exigências ambientais, a Fundição Alca está realizando grandes investimentos em modernização no Setor de Preparação de Areia a Verde e Desmoldagem e no Setor de Fusão.

A nova central de preparação de areia possui capacidade de 22 t/hora e é composta por calhas vibratórias para desmoldagem e dosagem da areia, peneira hexagonal rotativa, resfriador de areia com leito fluidizado, sistema de exaustão completo, com filtro de mangas, ciclone e chaminé, silos com capacidade de armazenagem de 90 toneladas de areia, elevadores de canecas e ainda o misturador Speedmullor 55B, com capacidade de mistura de 22 t/hora. O novo sistema proporcionará uma melhora das propriedades da areia, conseguindo assim, a condição de aumentar a produtividade na moldagem em aproximadamente 20%; a melhora no acabamento superficial das peças; a redução nos índices de refugo; do esforço físico; e ainda, um melhor ambiente de trabalho, com mais espaço físico e iluminação.

A nova estação de fusão, terá dois fornos (cadinhos) com capacidade de 2t cada e potência de 1500Kw, o que resulta em 2t de metal líquido a cada 45 minutos. Com a tampa/coifa biarticulada o sistema terá eficiência máxima, pois a fumaça será coletada durante o carregamento, fusão e vazamento, com a tampa em posições diferentes a cada etapa respectivamente. A nova estação vai aumentar em 40% a produtividade deste setor, reduzindo o esforço físico e a movimentação.

Ambos os setores deverão estar plenamente instalados até o final de dezembro de 2013 e entrarão em operação a partir de janeiro do próximo ano.

Os investimentos para implantação destes novos equipamentos totalizam R$ 5,5 milhões que além de aumentar e qualificar a produção da Fundição Alca, permitem um aumento imediato de 30% no faturamento da empresa. 

Ambos os sistemas de exaustão, foram estudados e projetados para atender os níveis máximos de emissão de 20mg/m³ estando, portanto, abaixo dos padrões de emissão exigidos pelos órgãos ambientais.

novo equipamento Alca

Novos setores entrarão em funcionamento em janeiro de 2014

 

 

Home | Institucional | Segmentos | Qualidade | Novidades | Fale Conosco | Localização
Contato LGPD: privacidade@alca.ind.br
Política de Privacidade ALCA
Desenvolvido por Studyo10 © 2001 - 2014 - Todos os Direitos Reservados